quinta-feira, 15 de maio de 2008

Matriz do Exame de Português 2008

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Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 Prova de Exame Nacional de Para: Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspecção-Geral de Educação Português Prova 639 | 2008 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Direcções Regionais de Educação Secretaria Regional de Educação da Madeira Secretaria Regional de Educação dos Açores Escolas com Ensino Secundário Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo com Paralelismo com Ensino Secundário CIREP FERLAP CONFAP 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de exame nacional do Ensino Secundário da disciplina de Português, a realizar em 2008 pelos alunos que se encontram abrangidos pelos planos de estudo instituídos pelo Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, rectificado pela Declaração de Rectificação n.º 44/2004, de 25 de Maio. Devem ainda ser tidos em consideração a Portaria n.º 550-D/2004, de 21 de Maio, com as alterações introduzidas pelas Portarias n.º 259/2006, de 14 de Março, e n.º 1322/2007, de 4 de Outubro, e o Decreto-Lei n.º 24/2006, de 6 de Fevereiro, com as rectificações constantes da Declaração de Rectificação n.º 23/2006, de 7 de Abril. A prova de exame nacional a que esta informação se refere incide nas aprendizagens e nas competências incluídas no Programa de Português, homologado no âmbito da aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março, tendo em conta as limitações decorrentes da aplicação do Art.º 1.º da Portaria n.º 673/2007, de 4 de Junho. Este documento dá a conhecer, aos diversos intervenientes no processo de exames, as aprendizagens e as competências que são objecto de avaliação, as características e a estrutura da prova, o material a utilizar e a duração da mesma, sendo ainda apresentados os critérios gerais de classificação da prova. A avaliação sumativa externa, realizada através de uma prova escrita de duração limitada, só permite avaliar parte das aprendizagens e das competências enunciadas no Programa. A resolução da prova pode, no entanto, implicar a mobilização de outras aprendizagens e competências incluídas no Programa, mas não expressas no objecto de avaliação enunciado no ponto 2. deste documento. As informações sobre o exame apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. As provas de exame desta disciplina, realizadas na 1.ª e na 2.ª fases dos exames nacionais de 2007, e que podem ser consultadas em www.gave.min-edu.pt, apresentam itens que, de um Prova 639 | 1 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 modo geral, constituem exemplos de soluções a adoptar nas provas a realizar em 2008 e, por conseguinte, complementam a presente informação. 2. Objecto de avaliação A prova de exame tem por referência o Programa de Português de 12.º ano. A prova avalia a competência de comunicação dos examinandos nas seguintes vertentes: • linguística (conhecer e utilizar dados relativos à estrutura e ao funcionamento da língua); • discursiva/textual (conhecer, compreender e produzir diversos tipos de texto); • sociolinguística (conhecer e utilizar regras sociais e culturais que regulam as práticas de leitura e de escrita, em diferentes contextos); • estratégica (usar recursos metacognitivos que, no quadro de práticas de leitura e de escrita, permitem superar problemas no processo de produção de sentido). A prova avalia, ainda, o desempenho dos examinandos em relação aos objectivos do programa que a seguir se indicam: • desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização das competências de compreensão e de produção na modalidade escrita; • interpretar textos/discursos escritos, reconhecendo as suas diferentes finalidades e as situações de comunicação em que se produzem; • desenvolver capacidades de compreensão e de interpretação de textos/discursos com forte dimensão simbólica, onde predominam efeitos estéticos e retóricos, nomeadamente os textos literários, mas também os do domínio da publicidade e da informação mediática; • expressar-se por escrito com coerência, de acordo com as finalidades e com as situações de comunicação; • proceder a uma reflexão linguística e a uma sistematização de conhecimentos sobre o funcionamento da língua, a sua gramática e o modo de estruturação dos textos/discursos, com vista a uma utilização correcta e adequada dos modos de expressão linguística. O objecto de avaliação centra-se nos conteúdos, processuais e declarativos, relativos à leitura, à expressão escrita e ao funcionamento da língua. Assim, a resolução da prova implica a mobilização, por parte dos examinandos, das capacidades indicadas no programa, nomeadamente as que a seguir se enunciam: Leitura • reconhecer a matriz discursiva do texto; • explicitar o sentido global do texto; • processar a informação veiculada pelo texto, em função de um determinado objectivo; • distinguir factos de sentimentos e de opiniões; Prova 639 | 2 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 • explicitar relações representadas no texto (planos sintáctico, semântico-lexical, pragmático); • detectar linhas temáticas e de sentido, relacionando os diferentes elementos constitutivos do texto; • realizar inferências e deduções; • determinar a intencionalidade comunicativa; • identificar elementos de estruturação do texto, a nível das componentes genológica, retórica e estilística; • avaliar aspectos textuais relativos à dimensão estética e simbólica da língua; • utilizar informação paratextual, contextual e intertextual na construção de sentidos; • relacionar elementos do texto com o contexto de produção; • formular juízos de valor fundamentados; • interpretar relações entre linguagem verbal e códigos não verbais; • distinguir as funções argumentativa e crítica da imagem. Expressão Escrita • planificar a actividade de escrita de acordo com a tipologia textual requerida; • adequar o discurso à situação comunicativa; • mobilizar informação pertinente, em função da tarefa a realizar; • expressar ideias, opiniões, vivências e factos, de forma pertinente, estruturada e fundamentada; • estruturar um texto, com recurso a estratégias discursivas adequadas à defesa de um ponto de vista ou de uma tese; • argumentar e contra-argumentar; • cumprir as propriedades da textualidade (continuidade, progressão, coesão e coerência); • produzir um discurso correcto nos planos lexical, morfológico, sintáctico, semântico, pragmático, ortográfico e da pontuação. Funcionamento da Língua • dominar a norma linguística do português europeu; • reconhecer produções linguísticas desviantes em relação à norma; • identificar elementos básicos da língua nos planos fónico, morfológico, lexical, sintáctico, semântico e pragmático; • descrever processos de inovação lexical; • identificar tipos de referência (dêixis, anáfora e co-referência); • explicitar valores semânticos da estrutura frásica (expressões nominais, tempo, aspecto e modalidade); • utilizar diferentes tipos de nexos interfrásicos (estruturas de coordenação e de subordinação); • explicitar a função de marcadores de continuidade e de progressão textual; • mobilizar diferentes tipos de nexos coesivos (gramaticais e lexicais); • descrever a estrutura e as características dos textos argumentativos/expositivo-argumentativos. Prova 639 | 3 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 3. Caracterização da prova A prova contém três grupos de itens. Os grupos de itens têm como suporte um ou mais documentos (texto literário, texto informativo e/ou icónico). Seguem-se alguns exemplos de tarefas que podem ser propostas: Leitura • paráfrase de um segmento textual; • relacionação do título com o corpo do texto; • organização de palavras por campos semânticos e lexicais; • explicitação das ideias expressas no texto; • identificação de relações lógicas entre elementos do texto; • análise de recursos retóricos; • análise de aspectos específicos de um texto poético: estrofe, sonoridade (rima), ritmo (metro), figuras, estruturas discursivas, etc.; • análise de aspectos específicos de um texto narrativo (sequência dos eventos narrados, caracterização e função das personagens, importância das coordenadas de tempo e de espaço, contributos da instância narradora para a construção de sentidos, etc.); • análise de aspectos específicos de um texto de teatro (estrutura interna e externa, caracterização e função das personagens, tempo representado e tempo de representação, formas de estruturação do texto, texto principal/texto secundário, etc.); • análise de elementos específicos de um texto informativo (modos de organização da informação, distinção entre informação principal e secundária, grau de pertinência ou de relevância da informação, etc.); • análise de elementos específicos de uma imagem (plano, enquadramento, etc.); • identificação da função da imagem relativamente ao texto verbal; • interpretação da dimensão simbólica do discurso (verbal ou visual); • relacionação de um texto com o contexto de produção; • emissão de juízos fundamentados sobre obras, lidas no âmbito do cânone programático, ou em regime de contrato de leitura. Expressão Escrita • Produção de um texto de reflexão ou de uma dissertação: – a partir de um tema; – a partir de um tema, seguindo um esquema formal dado; – a partir de um tema, com a apresentação do respectivo plano; – a partir de um texto icónico; • Redacção da continuação de um texto argumentativo/expositivo-argumentativo, corroborando ou refutando a tese apresentada. Prova 639 | 4 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 Funcionamento da Língua • identificação de unidades linguísticas; • classificação de unidades linguísticas (palavras e expressões); • completamento de frases ou de excertos de texto, de acordo com parâmetros linguísticos e/ou enunciativos definidos; • associação de frases simples para a produção de frases complexas; • justificação de afirmações ou de respostas dadas; • explicitação da função de elementos frásicos ou discursivos. Quadro 1 – Valorização das competências na prova Grupos Competências Pontuação I Leitura e Expressão Escrita 100 II Leitura e Funcionamento da Língua 50 III Leitura e Expressão Escrita 50 A prova pode incluir os seguintes tipos de itens: Itens de resposta fechada: • de escolha múltipla; • de completamento; • de verdadeiro/falso; • de associação ou correspondência. Itens de resposta aberta: • curta; • extensa orientada. Prova 639 | 5 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 Quadro 2 – Tipologia, número de itens e pontuação Número de itens 5a8 Pontuação por item 5 Tipos de itens Escolha múltipla Verdadeiro/falso Completamento Associação/correspondência Resposta aberta curta Resposta aberta extensa orientada 1 ou 2 10 a 20 3 ou 4 2 15 ou 20 30 ou 50 4. Critérios gerais de classificação da prova As classificações a atribuir às respostas são expressas em números inteiros e resultam da aplicação dos critérios de classificação relativos a cada tipologia de itens: Itens de resposta fechada de escolha múltipla As respostas em que é assinalada a alternativa correcta são classificadas com a cotação total do item. As respostas incorrectas são classificadas com zero pontos. Não há lugar a classificações intermédias. Itens de resposta fechada de verdadeiro/falso A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho. A resposta em que todas as afirmações sejam identificadas como verdadeiras ou como falsas é classificada com zero pontos. Itens de resposta fechada de associação/correspondência A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho. Considera-se incorrecta qualquer associação/correspondência que relacione mais elementos do que os que são solicitados. Itens de resposta fechada de completamento A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho. Considera-se incorrecto o completamento de cada espaço com mais do que um elemento da chave. Prova 639 | 6 Informação n.º 30.08 Fevereiro de 2008 Itens de resposta aberta Nestes itens, a cotação é distribuída pelos parâmetros conteúdo (C) e organização e correcção linguística (F). Os critérios de classificação dos itens de resposta aberta apresentam-se organizados por níveis de desempenho. A cada nível de desempenho corresponde uma dada pontuação. 5. Material a utilizar e material não autorizado O examinando apenas pode usar, como material de escrita, caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Não é permitida a utilização de dicionário de Língua Portuguesa. Não é permitido o uso de corrector. 6. Duração da prova A prova de exame tem a duração de 120 minutos. O Director O Director (Carlos Pinto Ferreira) Prova 639 | 7