quinta-feira, 1 de maio de 2008

Read this doc on Scribd: DEIXIS 1
SELECÇÃO DE INFORMAÇÃO DE: JOÃO ABEL TORRES FERNANDES Deixis DEIXIS A deixis ( palavra importada do grego antigo, com o significa ) é uma das formas de conferir o seu referente a uma sequ linguística ( dita deíctica ) e um elemento da situação de enunciação. O modelo deste tipo de referência é o signo eu, que designa, no enunciado, a pessoa que diz “ eu “. Distinguem-se algumas espécies de deícticos: • os deícticos temporais •os deícticos espaciais os deícticos pessoais · os deícticos pessoais eu e tu ( ou as formas do plural correspondentes ) que designam as pessoas da interacção: Eu acho que vou à praia. E tu? (Para além dos pronomes pessoais relevam também da deixis pessoal os possessivos, a flexão verbal e os vocativos, certas formas de tratamento (você, o senhor, vossa excelência, ... ) · os deícticos espaciais, que dizem respeito aos determinantes e pronomes demonstrativos: Este saco é teu? E aquele também é?; ao advérbio apresentativo eis: Eis o homem de que falávamos há pouco!, Ei-la que chega! Até que enfim!; aos advérbios ou grupos adverbiais: Aqui está-se bem!; Eu virei à esquerda. (Incluem, ainda, certos verbos de movimento, como, por exemplo: ir, vir, trazer, levar que gramaticalizam a relação de proximidade maior ou menor relativamente ao lugar ocupado pelo locutor: Ex. Esta mesa é mais larga do que aquela: fica melhor aqui do que ali. ) · os deícticos temporais referentes quer aos advérbios de tempo: Hoje ainda não preguei olho; quer às desinências verbais específicas dos tempos no presente, no pretérito ou no futuro. Ex: Ela roga que a ouças; Eu esperava por ela há três horas; Eu telefonar-lhe-ei.